Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
É TUDO SOBRE PESSOAS - EMPREGOS, IGUALDADE E CONFIANÇA
Organizar-se em prol de um ideal comum não é novidade para os países do globo. Muitas vezes, estes se uniram para ajudar uns aos outros a se reerguer, mais fortes e mais sólidos do que antes. E foi neste clima de cooperação e ajuda mútua é que surgiu a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.
Criada à luz dos ideais do Plano Marshall, que ajudou a reconstruir a Europa ao fim da guerra, a OCDE reúne países a fim de manter as relações econômicas e sociais em um nível fraternal e humano. Desde então, várias outras nações têm aderido à organização, que tem por objetivo discutir políticas para proporcionar aos cidadãos uma vida cada vez melhor.
Seis anos após o estouro da grave crise econômica e financeira mundial, a união destes membros será mais uma vez posta à prova. O desemprego, sobretudo entre os jovens, vem crescendo e chegando a níveis alarmantes em alguns países, que estão caindo frente a esse desequilíbrio social. A resposta deve ser imediata. O direito ao trabalho, esteio da dignidade de qualquer cidadão, está sendo posto em pauta.
É hora de recuperar a confiança das pessoas nas organizações internacionais. É essencial priorizar a qualidade do crescimento, tendo em vista o período de desafios e mudanças que estamos vivendo. É necessário também torná-lo uma época de cooperação global intensa, resultante de um entendimento comum de que vivemos em um mundo altamente globalizado, conectando o nosso conhecimento com as realidades vividas pelo povo.
Os ministros participantes do Encontro Ministerial do Conselho da OCDE terão como objetivo discutir medidas para combater a crise social que assola o globo. As soluções estão em suas mentes e, ligar essas soluções à formulação de novas políticas e ideais é o nosso objetivo. É tudo sobre pessoas!
DIRETORES: Gabriel Oliveira e Stela Carneiro
DIRETORA-ASSISTENTE: Mônica Emediato