top of page

CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS HISTÓRICO

SEPARATISMO E CAOS NO CHIPRE

DIRETORES

VINÍCIUS NABAK

IGOR TOFANELI

GABRIEL OLIVEIRA

 

DIRETORA-ASSISTENTE

DÉBORA MENEZES

 

OBSERVAÇÃO: COMITÊ EM DUPLA

UMA INSCRIÇÃO POR DUPLA

  Com um solo rico em cobre e ferro, somado à posição estratégica no Mediterrâneo, o Chipre tem uma história marcada por guerras e intervenção externa que implicaram numa conturbada identidade nacional.

 

  Independente do Reino Unido no fim da década de 60, a ilha passava por turbulências internas, com conflitos entre as facções étnicas pela tomada de governo. Tais embates tomam dimensão de um golpe de Estado que busca a anexação do Chipre à Grécia, motivo que faz a Turquia invadir a porção norte do país alegando a proteção dos tuksins, comunidade cipriota de ascendência turca e fiel ao Islã. 

 

   As tensões continuaram por noves anos e quase todas as decisões das Nações Unidas foram violadas. Agora, novembro de 1983, o quadro ganha um sério problema: o norte declara-se independente, e está disposto a lutar por isso. 

 

  O Conselho de Segurança deve, mais do que em toda a história do conflito, tomar decisões concretas perante não só o retorno de uma guerra e um povo dividido, mas contra uma onda de caos que tem grande chance de se propagar.

 

.

© 2015 por Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus I

Avenida Amazonas, 5253, Nova Suiça - BH

bottom of page