
Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG
MOCS VERDE
Há algum tempo, o meio ambiente tem sido um assunto recorrente nas pautas dos encontros diplomáticos realizados. Conferências como a ECO 92 e a Rio+20 foram amplamente repercutidas e contaram com grande apoio da população mundial. Seus ideais ganham cada vez mais força, bem como a preocupação com os rumos que o Planeta está tomando no que diz respeito à questão ambiental.
Em várias simulações no mundo são gastas várias toneladas de papel e ocorrem gastos supérfluos. Assim sendo, é nosso papel enquanto sociedade contribuir, mesmo com pequenas ações, na busca de um globo em harmonia na parte política, econômica, social e também ambiental e, por isso, o MOCS, numa tentativa de colaborar com o planeta, decidiu tomar alguma atitude real a favor do meio ambiente, contribuindo na construção de um mundo melhor e mais limpo.
Então, desde a segunda edição do MOCS (ocorrida em maio de 2012), incentivados pelos princípios da Rio+20, simulada na mesma edição, estabelecemos medidas em prol do meio ambiente, sem que estas afetem o rumo da simulação. As medidas que serão adotadas para o MOCS V serão:
1) Meta de não haver impressões para os comitês: todos os documentos em pauta estarão à mostra para todos delegados, e os mesmos poderão obter o arquivo, bastando requisitá-los à mesa. Delegados sem equipamentos eletrônicos para a visualização desses documentos podem pedir a impressão de documentos, que será feita em papel reciclado.
2) Adoção do Certificado Virtual, que será disponibilizado para download neste próprio site.
3) Distribuição de canecas visando conter o uso de copos plásticos descartáveis.
