top of page

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA

EDUCAÇÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: PREPARAÇÃO, RESPOSTA E RECUPERAÇÃO

DIRETORAS

GIOVANNA QUEIROZ

LUÍZA DINIZ

 

DIRETORAS-ASSISTENTES

AYANA ODARA

NATHALIE ARAÚJO

  A Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a todos os seres humanos o direito à educação gratuita, ao menos em seu período elementar fundamental. A educação é uma importante ferramenta para expansão do caráter e personalidade dos indivíduos, sendo essencial para sua formação, independente de gênero, etnia, idade ou situação social.

 

  Por essas razões, é necessário que se faça o possível para sustentar o ideal de educação para todos, em todas as situações. Em localidades afetadas por desastres naturais ou guerras, a população desloca-se de sua rotina e hábitos para adaptar-se às condições anormais as quais estão submetidas. Nesses momentos, a instituição escolar deixa de ser uma prioridade, dada a clara necessidade de suprir todas as outras demandas básicas como alimentação, abrigo e saúde. Todavia, é preciso reestabelecer e manter os laços do estudante e sua comunidade escolar, tendo em vista todos os benefícios que podem ser aproveitados dessa relação de compreensão, crescimento pessoal e saúde da sociedade.

 

  Frequentar a escola é primordial em situações de emergência, sendo a principal via de saída para os jovens em idade escolar se reintegrarem à sociedade. A UNESCO convoca todos os seus delegados para cumprir essa importante missão. 

 

© 2015 por Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus I

Avenida Amazonas, 5253, Nova Suiça - BH

bottom of page