Organização do Tratado do Atlântico Norte
Atentados de 11 de Setembro

Comitê em dupla
Uma inscrição por dupla
11 de setembro de 2001 (08h46min) - O voo 11 da American Airlines atinge a Torre Norte do World Trade Center.
Esse foi o primeiro de uma sequência de ataques terroristas ocorridos durante a manhã de 11 de setembro nos Estados Unidos, que renderam aproximadamente 3 mil mortes. Os atentados desse dia proporcionaram uma série de atitudes governamentais, em âmbito global, que redefiniram o conceito de terrorismo e estipularam novos métodos de ação e reação ao problema.
É justamente no ponto alto das discussões que motivaram a tomada de tais decisões que, no dia 4 de outubro de 2001, a Organização do Tratado do Atlântico Norte se reúne com o propósito de delinear as medidas pós 11 de setembro. Cabe aos dezenove Estados membros da OTAN apontar as medidas resolutivas possíveis e eficazes para a garantia da segurança Internacional e, ainda, lidar com o desafio de evitar futuros ataques.
As ações realizadas pela OTAN devem ser aprovadas por unanimidade, de forma que os membros da Organização deverão cooperar entre si para alcançar os resultados esperados por algumas das consideradas maiores potências mundiais, buscando resolver através da diplomacia um dos tópicos mais controversos das relações internacionais: até onde um Estado pode ir para obter proteção à sua população?
Diretores
Ícaro Belém
Ísis Edmara
Igor Marques
Diretor-Assistente
Miguel Scatolin