Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos
A Ação Policial no Combate ao Narcotráfico Latino-americano

Diretores
Naira Campos
Igor Jordão
Mônica Emediato
Diretora-Assistente
Iarin Araújo
Comitê individual
Há décadas, os governos latino-americanos enfrentam intensa pressão regional e internacional por medidas efetivas no combate ao narcotráfico. A busca por soluções exige determinação e criatividade por parte dos governos, os quais enfrentam, frequentemente, duras críticas e acusações da comunidade internacional pela violação aos Direitos Humanos em suas ações.
Lança-se mão do conceito de “guerra justa” a fim de fundamentar a violação dos valores universais. Tal violação dá-se, então, não apenas por grupos traficantes, mas também por iniciativas estatais. Em face disso, faz-se necessário analisar e reparar a falta de limitações da guerra às drogas empreendida em detrimento dos Direitos Humanos como pretexto da segurança coletiva.
Prezando pela promoção do desenvolvimento sustentável enquadrado em um cenário de unidade, democracia, pleno respeito aos direitos humanos, solidariedade, cooperação, complementaridade e acordo político, a CELAC convoca os senhores chefes de Estado e Governo para discutir as medidas de combate ao narcotráfico adotadas pelos países latino-americanos, além de deliberar acerca da intervenção internacional em território latino-americano.